segunda-feira, 26 de abril de 2010

10 anos de Carta da Terra

N dia 22/4/2010, o Dia da Terra, teve início, em diferentes lugares do mundo, as comemorações dos dez anos da Carta da Terra, declaração de princípios éticos para a construção de um mundo pacífico e sustentável.
Assista o vídeo e busque saber mais sobre a Carta da Terra.
A Carta da Terra começa com você!


Para saber mais:
* Carta da Terra
* Carta da Terra Internacional

Um comentário:

  1. Maicon Donizete Andrade Silva
    GESTÃO PASTORAL - ISTA

    A Carta da Terra é um dos mais belos e expressivos textos já elaborados em matéria de ecologia e defesa da vida no planeta. Ela é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. E o tempo fundamental para este chamado é o século 21; ou assumimos isso como projeto mundial em defesa do planeta, ou ficaremos com nosso habitat comprometido para as futuras gerações.

    Esta carta foi elaborada a partir de uma comissão composta por representantes de todos os continentes, ambientalistas e defensores das grandes questões ecológicas. Ela busca inspirar e convocar todos os povos a uma conscientização eco-planetária e um senso de interdependência global. Algo importante é a necessária responsabilidade compartilhada que esteja voltada ao compromisso com a preservação e o uso consciente das riquezas naturais da terra.

    A preocupação fundamental da carta é o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. Somente um planeta preservado estará em plenas condições de garantir vida e o sustento daqueles que virão após nossas gerações atuais.

    A Carta da Terra manifesta o desejo de se desenvolver maneiras sustentáveis de sobrevivência e desenvolvimento. Dentro dessa atitude de cuidado com o planeta, se inclui também o compromisso com a promoção humana, a erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico igualitário, respeito aos direitos humanos, democracia e paz. Só a partir de um cuidado especial com todos esses aspectos será possível a construção de um mundo novo.

    A Carta da Terra é resultado de 10 anos de diálogo entre diversas nações e culturas em torno de objetivos comuns. Esse projeto iniciou-se as Nações Unidas, e se desenvolveu como uma iniciativa global da sociedade civil. O documento finalizado foi divulgado em 2000 pela Comissão da Carta da Terra. E este é um documento destinado a todos os povos da terra; uma verdadeira carta convocatória à uma nova postura frente ao planeta.

    Vivemos um momento crucial na vida do planeta. Ou tomamos uma atitude agora, ou não teremos mais onde habitar e continuar nossa existência. No agora da história é urgente e necessário mudar a maneira como pensamos e vivemos sobre a terra.

    A Carta da Terra é um desafio a nós lançado para que examinemos nossas posturas para assumir, de fato, uma postura comprometida com o planeta. E essa é uma ação que deve passar pelo pessoal, o comunitário, o grupal, enfim, a sociedade como um todo. Nas pequenas ações a transformação torna-se possível. Como bem nos lembra Leonardo Boff: “agir localmente, pensar globalmente.” Por isso a Carta da Terra deve tornar-se instrumento educativo para nossas populações para que seja impregnada na vida e em ações concretas.

    ResponderExcluir

Coloque aqui seu comentário