Segundo a pesquisa “Barômetro Ambiental”, realizada pela Market Analysis nas nove principais capitais brasileiras, dois em cada três brasileiros irão às urnas nas próximas eleições levando em conta o posicionamento dos candidatos em relação às mudanças climáticas.
E mais: a pesquisa apontou que os jovens são os mais interessados no assunto. 73% das pessoas que têm entre 18 e 24 anos garantem colocar as questões climáticas no topo de suas exigências eleitorais, enquanto 52% dos entrevistados entre 55 e 69 anos afirmam se preocupar com isso na hora de votar. De acordo com a pesquisa, o dado significa um “corte geracional”, quando o assunto são as mudanças climáticas.
Além disso, segundo o estudo, as mulheres estão mais ligadas no tema: 68% delas votarão em 2010 pensando no clima do planeta, contra 64% dos homens entrevistados.
A pesquisa ainda elegeu a classe econômica e a região brasileira mais conscientes. Segundo ela:
– as cidades do nordeste (Recife, com 86%, e Salvador, com 75%) são as que possuem mais eleitores que aderem a plataformas políticas sobre mudanças climáticas;
– Brasília é a região menos preocupada com o assunto: apenas 50% dos votantes levam o clima em consideração, percentual que ficou abaixo da média nacional, de 66%;
– as classes média e média baixa são as mais sensibilizadas pelas questões climáticas;
– a elite econômica do país foi a que demonstrou menor receptividade às candidaturas que colocam a questão ambiental no centro do debate eleitoral.
Fonte: Planeta Sustentável
Os dados assustam. Mas ao mesmo tempo apontam que o assunto está sendo obsevado por grande parte da sociedade.
ResponderExcluirAo que parece, os mais jovens estão sendo mais tocados pela preocupação com o clima. Mas é notório também que as mudanças climáticas merecem lugar de destaque no nosso país.
Rogério de Medeiros Silva - Gestão Pastoral (ISTA)