quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Conhecer a Laudato Si - Pistas pastorais

Fonte: capítulo 16 do livro: Cuidar da Casa Comum. Chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si. Paulinas, 2016, p.219-224

Introdução
Quando o/a peregrina está num grande Santuário, como Aparecida, além de rezar diante da “imagem da santa” e participar da missa, percorre capelas e outros cantinhos, contempla as pinturas e esculturas, caminha na área externa, visita as lojinhas, alimenta-se, ou ainda senta-se debaixo das árvores para se abrigar do sol e descansar. Se alguém visita uma cidade histórica, como Ouro Preto, sobe e desce as ladeiras, olha os casarões, entra nas igrejas, prova a saborosa comida mineira, senta-se na praça, admira o artesanato de pedra sabão. Diferentemente de outras culturas, o brasileiro(a) não costuma usar mapas ou roteiros para percorrer santuários ou cidades. Por vezes, estes instrumentais são importantes para a gente se guiar e desfrutar com mais conhecimento e profundidade da experiência de peregrino ou enriquecer nosso horizonte cultural. Mas, um mapa não substitui a prática de descobrir, contemplar, rezar, comer, divertir-se ou descansar.

Assim também acontece com a leitura e a prática cristã que decorre de um documento eclesial, como a Encíclica Laudato Si. As chaves de leitura que apresentamos nos capítulos anteriores são como um mapa, um roteiro ou aquelas “dicas” que se busca na internet. Ora, a gente se torna peregrino quando chega ao santuário. Conhece uma cidade ou região quando caminha, vê, sente os odores, conversa com as pessoas e faz suas próprias fotos. A grande tarefa que se põe agora consiste em introduzir as pessoas para conhecer a Laudato Si e colocar em prática a sua proposta.

Quem organiza excursões ou peregrinações (e às vezes ambas fazem parte do mesmo “pacote”) coloca uma pergunta prévia: “a quem se destina?”. Ora, o conteúdo e a forma estão intimamente ligados ao tipo do público-alvo. Uma peregrinação para a terceira idade requer escolha de locais e uma programação próprias, diferente daquela dirigida a um grupo de jovens. De maneira semelhante, tal questão orienta bispos, presbíteros, religiosos(as) e outros agentes de pastoral quando introduzem os cristãos no conhecimento e na vivência da mensagem da Laudato Si. O importante é ajudar as pessoas e os grupos a realizarem uma “fusão de horizontes” da sua experiência pessoal e comunitária com o texto inspirador. E a partir daí, alargar sua visão de mundo, enriquecer a espiritualidade e suscitar práticas transformadoras. Isso requer o conhecimento específico de determinado grupo, com suas características de faixa etária, cultura local, interesses, tipo de religiosidade predominante e experiências de vida.

Apresentaremos aqui uma sugestão de trabalho com a Encíclica, dirigida a grupos eclesiais, pastorais e movimentos de adultos em paróquia urbana. Esse recorte também é amplo. Deve-se levar em conta vários fatores do público-alvo concreto, como acesso à leitura, condição social, prática de trabalho em grupo etc.
Deixamos claro: não se trata de um roteiro pronto, mas de pistas para suscitar a criatividade local. Esperamos que se tomem iniciativas semelhantes com os/as catequistas e as crianças, os jovens, os movimentos, as pastorais específicas, especialmente as pastorais sociais.

O caminho da aprendizagem: conteúdo e metodologia
- O Papa Francisco insiste que o “cuidado com a casa comum” compreende ao mesmo tempo as atitudes individuais (ecologia do cotidiano) e a prática do “amor civil e político” (LS 228-231). Por vezes, é difícil realizar as duas dimensões. No momento, há um descrédito quanto à luta de grupos organizados para garantir políticas públicas justas e sustentáveis. Além disso, nos últimos anos desenvolveu-se na Igreja uma espiritualidade muito subjetiva e centrada em práticas religiosas (piedade e liturgia), em detrimento da ética.Sem contar a crescente influência do pentecostalismo, fascinado por milagres e experiência religiosa emocional, mas avessa à reflexão. Neste contexto, deve-se valorizar o louvor e partir da subjetividade. Por isso, colocamos como primeiro tema o louvor pela criação e a referência a São Francisco.

- Embora na igreja se fale pouco sobre o cuidado com o planeta, existe uma sensibilidade crescente na sociedade para com esta questão. O tema é atraente e cria condições para suscitar novas lideranças eclesiais. Atrairá homens e mulheres que desejam contribuir com uma sociedade sustentável. Trará “novos ares” para a espiritualidade e a ética cristã.

- A encíclica é dirigida não somente aos católicos(as), mas também a cristãos de outras Igrejas, crentes de outras religiões e todos os homens e mulheres que são chamados a cuidar de nosso planeta. Propositalmente, a Laudato Si tem poucos parágrafos explicitamente confessionais católicos, como as referências à Eucaristia (LS 236) e a Maria (LS 241). O texto do Papa pretende ser uma Boa Nova para a humanidade. Seria bom promover debates com fiéis de outras religiões, pesquisadores e membros de movimentos socioambientais. Isso exige uma metodologia diferente daquela que apresentamos aqui, voltada, sobretudo, a grupos que estão “dentro da Igreja”.

- Convém motivar as pessoas a conhecerem o texto inteiro da Encíclica e a meditarem sobre seu conteúdo. Além da versão escrita, editada em várias editoras católicas, as pessoas podem usar o texto na internet, no site do vaticano. Ele se encontra em Língua Portuguesa assim como é praticada em Portugal.

- Francisco nos pede para mudar nossa ecopercepção. Isso significa: superar aquela ideia do que o meio ambiente está fora de nós, vencer o preconceito de que ecologia é assunto de radicais verdes. Em outras palavras, compreender que tudo está interligado, que fazemos parte da Terra, que a ecologia é muito mais do que preservação da natureza. Inclui a consciência social, a busca de qualidade de vida na cidade, a espiritualidade integradora, a sensibilidade para a beleza, a gratuidade na existência, a renúncia ao consumismo, a adoção de um modelo de vida simples e alegre. Enfim, deter a espiral de destruição do planeta e acreditar que a humanidade pode ser diferente.

- Esta nova relação com a criação como um todo será alcançada também com uma metodologia que inclui os cinco sentidos (ver, tocar, cheirar, ouvir, sentir o gosto). Sugerimos que ao menos um encontro ou parte dele seja realizado num parque da cidade, em área de conservação, na beira do rio ou da praia, ou simplesmente embaixo de uma árvore. Somente nos sentiremos irmãs e irmãos das outras criaturas se nos aproximarmos delas conscientemente, experimentando, refletindo e rezando. Também podem ser úteis pequenos exercícios de autoconsciência e comunhão com a casa comum, como respirar, pisar e tocar na grama, molhar o rosto e o pescoço com a água fresca, fazer juntos e saborear uma bela salada com muitas cores.

- É fundamental que o estudo da Laudato Si se conclua com práticas concretas, perceptíveis, avaliáveis. A própria encíclica propõe algumas delas. Do ponto de vista das instituições eclesiais, como paróquias e escolas, é fundamental dar exemplos de práticas ambientais estimuladoras. Citamos aqui algumas: reutilização de água de chuva, substituição por lâmpadas econômicas, redução drástica do uso de material descartável, reutilização de produtos, separação e destinação do lixo seco para cooperativa de coletores. Isso se amplia com algumas iniciativas que partem do espaço eclesial e se destinam às famílias, tais como: incentivo à compostagem e horta/jardim de apartamento, oferecer mudas para replantio e cultivo de árvores frutíferas e do bioma local, centro para recolher e destinar à reciclagem o óleo de cozinha. Tais iniciativas devem ser realizadas em parceria com cooperativas, ONGs, empresas e poder público. Por vezes, eles já realizam iniciativas louváveis. O incentivo da Igreja e a motivação da fé permitem que seus frutos se multipliquem.

Se você começa a conhecer uma cidade ou região com um tempo limitado, deve necessariamente priorizar o que verá. Ou confiar no seu guia, quer fará isso por ele/a. Se vai a Salvador, seguramente será levado ao pelourinho. Quem passa por Belém, visitará o mercado “Ver o peso”. Em outra ocasião se deterá em outros pontos e fará seu próprio percurso. Impossível ver tudo de bom, ao mesmo tempo. Assim também procederemos aqui. Escolhemos alguns temas e parágrafos da Laudato Si, que nos parecem imprescindíveis para entrar no documento. Propomos alguns encontros, que podem ser aumentados ou diminuídos, conforme a natureza do grupo.

Algumas dicas
Vale relembrar alguns princípios metodológicos, tendo em vista o público-alvo escolhido.
- Procure utilizar textos breves, na medida certa para seus interlocutores.  Textos extensos, muitas citações da Encíclica, e longos comentários levam ao desinteresse pelo tema ou perda do foco. Para cada encontro propusemos alguns parágrafos da Laudato Si. Mesmo assim, veja o que é mais apropriado para o seu grupo.

- Divida bem o tempo de cada encontro, de forma a incluir um momento de oração, o conhecimento de tópicos da Encíclica e o confronto com a vida das pessoas. Conforme o tema, dediquem-se ao discernimento de ações práticas, em âmbito pessoal, familiar e comunitário.

- O estudo da Laudato Si pode estar articulado com temas das Campanhas da Fraternidade que tratam de questões socioambientais.

- Conforme o público, utilize música, clipe ou vídeo, como motivação. Neste caso, escolha o material que desperte a mente e o coração, e ajude a fazer a “fusão de horizontes”. Evite filmes longos. Há bons vídeos na internet, especialmente para tratar de alguns temas dos capítulos I (Como anda nossa casa Comum) e IV (Ecologia Integral).

- Se você e seu grupo produzirem um material de uso coletivo (como texto, vídeo, música, desenhos, clipe), coloque-o na Internet, no site da sua pastoral, movimento, paróquia ou diocese, de forma que outras pessoas no Brasil possam utilizá-lo. Compartilhe com seus amigos em redes sociais. Mande-nos também o link para colaborarmos na sua divulgação: murad4@hotmail.com
- Colocamos à sua disposição algumas apresentações em powerpoint, que estão no blog: ecologiaefe.blogspot.com  Tenha a liberdade de modificar, reduzir ou ampliar.
- Também produzimos uma série de programas de rádio sobre a Laudato Si, de seis minutos cada um, que estão disponíveis no site da RCR ou em www.amigodaterra.com.br Divulgue na emissora da sua cidade. Utilize como subsídio de áudio para discussão e reflexão. Se você produziu algum programa ou entrevista em áudio, mande também para nós, no email: murad4@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário