A pesquisa é baseada em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e explicita consequências da priorização de investimentos em transporte público e a desigualdade hoje vigente no trânsito. De acordo com Rafael Henrique Moraes Pereira, que escreveu o estudo com Tim Schwanen, o modelo rodoviarista, no qual são priorizadas a abertura, alargamento e expansão de avenidas, e a construção de túneis e viadutos, pode ser comparado a um "buraco negro" de investimentos de recursos e deve ser repensado. "A priorização [de investimentos em infraestrutura para carros] teve impacto de piorar o trânsito e não melhorar. Não adianta aumentar a capacidade de fluxo porque no médio e longo prazo a via vai saturar e, todo investimento feito para facilitar, embora tenha dado resultado no curto prazo, será perdido", defende.
Ele ressalta que a
situação é especialmente delicada nas metrópoles. A pesquisa que conduziu
considera a situação das nove maiores regiões metropolitanas e do Distrito
Federal. "Nas grandes cidades, é preciso investimento pesado em transporte
público de alta capacidade, metrô, faixa de ônibus. Nas situações mais
extremas, onde a taxa de motorização é muito alta, faz sentido até pensar em medidas
de desestímulo ao transporte individual e estímulo ao transporte público (..) Uma
coisa é desestimular o consumo do transporte privado, outra é desistimular o
uso. Ter o carro em si não é tão problemático - na Europa, em algumas cidades,
a taxa de motorização é alta. Só que o uso lá é mais racional. A gente tende a
ser mais pró a taxação do uso do automóvel, com imposto sobre combustível,
estacionamento, e até pedágio urbano nas regiões centrais, do que sobre o
consumo", ressalta.O pesquisador do Ipea afirma que outros levantamentos feitos
indicam que os resultados das políticas públicas de incentivo de compra de
automóveis e motos têm indicado resultados preocupantes. "A população mais
baixa está saindo do transporte público e migrando para o individual. É uma
crítica que a gente faz ao governo federal. As cidades do nordeste são mais
pobres e existe um padrão asiático de motorização em curso, baseado em
motocicletas", afirma, referindo-se a explosão do número de motos no
interior do Brasil. "A tendência de piora com a motorização é grotesca em
algumas cidades. Em Belém foi brutal".
São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as cidades com os piores congestionamentos do planeta. Nas duas, o tempo perdido no trânsito chega a ser 31% maior do que nas demais regiões metropolitanas do Brasil. Em ranking cidado no estudo que considera alguma das principais metrópoles do mundo, mas não todas, as duas capitais brasileiras ficam atrás apenas de Xangai no quesito congestionamento. O modelo de abertura de avenidas e priorização do fluxo automóveis que marcou o urbanismo das duas capitais no século passado é um dos fatores para o colapso no trânsito (..)
Os dados sobre a desigualdade de tempo gasto no trânsito são subestimados. Por exemplo, no Distrito Federal as informações são referentes apenas à Brasília, mas tem um número considerável de cidades satélites que fazem parte da região metropolitana e não entram na conta. São regiões mais pobres, distantes, dependentes de transporte público.
Fonte: www.oeco.com.br
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