terça-feira, 17 de agosto de 2010

Maior iceberg desde 1962 pode ser consequência do aquecimento global

No início deste mês um iceberg de 260km² – 4 vezes o tamanho da ilha de Manhattan – se desprendeu da geleira de Petermann, na Groenlândia, a mil quilômetros ao sul do Pólo Norte. O bloco de gelo, que corresponde a um quarto do tamanho total de Petermann e tem 182,8 metros de espessura, é o maior a se soltar no Ártico desde 1962 – quando outro bloco de proporções semelhantes, o Ward Hunt Ice Shelf, no Canadá, acabou se dividindo em pedaços menores que ficaram alojados entre as ilhas do estreito de Nares, entre a Groenlândia e o Canadá.

Esse último iceberg também está alojado no mesmo estreito e pode tanto se fundir novamente à ilha, quanto se quebrar em pedaços menores ou mesmo, lentamente, se mover para o sul. Nesse caso, deve provocar mudanças nas rotas de navegação.

O pesquisador Andreas Muenchow, da Universidade de Delaware, afirmou que já esperava pelo fenômeno, mas ficou surpreso com o tamanho do iceberg. Em 2001, um iceberg de 88 Km² se soltou de Petermann e, em 2008, um outro de 26 km².

Não é possível afirmar ao certo se o fenômeno é conseqüência do aquecimento global, pois a quebra de blocos de gelo é um fenômeno comum, causado especialmente pelo fluxo do oceano sob as geleiras. Além disso, só há dados sobre a temperatura da água do mar próxima à Groenlândia de 2003 para cá.

No entanto, já se sabe que o primeiro semestre de 2010 registrou as temperaturas mais altas do planeta desde 1850 – quando se começou a fazer essa medição –, em parte por conta do fenômeno climático El Niño, em parte em função do aumento de gases de efeito estufa na atmosfera.

Fonte: Planeta sustentável
Foto: Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário