segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Troféus da Fórmula 1, de plástico reciclável

Os vencedores do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, realizado ontem em Interlagos, receberam troféus ecológicos, feitos de plástico reciclado recolhido durante os três dias de treinos e da corrida. A iniciativa, promovida pela Braskem, teve o apoio da Plastivida.
Desde sexta-feira, dia 15, até a data do evento, os resíduos plásticos que deram origem aos troféus foram coletados nas latas de lixo do próprio autódromo, por membros da Coopercaps – Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro.
Todo o material recolhido foi levado para a usina de reciclagem montada dentro de Interlagos e, em três horas, os troféus ecológicos foram entregues, quentinhos, aos vencedores da corrida: Mark Webber, Robert Kubica e Lewis Hamilton.
A iniciativa teve por objetivo chamar a atenção para a importância da coleta seletiva e do descarte correto dos materiais recicláveis.
O evento foi escolhido por sua repercussão mundial e, também, em função da grande quantidade de lixo que produz – só no ano passado, segundo a Plastivida, nos três dias de treino e competição, foram descartadas 420 mil latas e garrafas plásticas de água e refrigerante.
Os envolvidos na iniciativa ainda prometem que o plástico coletado e não utilizado na fabricação dos troféus será destinado a usinas de reciclagem, para dar origem a novos produtos reciclados.
Trata-se de uma boa notícia em meio a insustentabilidade que domina o automobilismo.

Leia também:
Carro de corrida ecológico
Corrida Biomaluca
Corrida limpa
Fonte: Planeta Sustentável

Um comentário:

  1. Que boa idéia! A sustentabilidade precisa estar em todos os campos humanos.

    ResponderExcluir

Coloque aqui seu comentário