
Desde sexta-feira, dia 15, até a data do evento, os resíduos plásticos que deram origem aos troféus foram coletados nas latas de lixo do próprio autódromo, por membros da Coopercaps – Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro.
Todo o material recolhido foi levado para a usina de reciclagem montada dentro de Interlagos e, em três horas, os troféus ecológicos foram entregues, quentinhos, aos vencedores da corrida: Mark Webber, Robert Kubica e Lewis Hamilton.
A iniciativa teve por objetivo chamar a atenção para a importância da coleta seletiva e do descarte correto dos materiais recicláveis.
O evento foi escolhido por sua repercussão mundial e, também, em função da grande quantidade de lixo que produz – só no ano passado, segundo a Plastivida, nos três dias de treino e competição, foram descartadas 420 mil latas e garrafas plásticas de água e refrigerante.
Os envolvidos na iniciativa ainda prometem que o plástico coletado e não utilizado na fabricação dos troféus será destinado a usinas de reciclagem, para dar origem a novos produtos reciclados.
Trata-se de uma boa notícia em meio a insustentabilidade que domina o automobilismo.
Leia também:
Carro de corrida ecológico
Corrida Biomaluca
Corrida limpa
Fonte: Planeta Sustentável
Que boa idéia! A sustentabilidade precisa estar em todos os campos humanos.
ResponderExcluir