quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Questões sobre "Ecologia e Fé Cristã"

1. Caracterize o que é “ecologia”, enquanto ciência, paradigma e ética. Mostre como estas dimensões se relacionam.
2. Retome o texto de F. Capra sobre Alfabetização Ecológica e Sustentabilidade. Destaque ao menos dois elementos significativos para a práxis cristã.
3. Justifique a afirmação: “A originalidade da Ecoteologia não reside na teologia da criação, mas sim na forma de articular a Criação com a história humana, a encarnação do Filho de Deus, sua morte e ressurreição salvadoras e a consumação escatológica”.
4. Que oportunidades e apelos a educação ambiental e a gestão ambientail oferecem aos cristãos e às Igrejas?
5. Destaque ao menos três pontos significativos do texto de Lúcio Flávio R. Cirne: “VISÃO TEOLÓGICA DA CRIAÇÃO-SALVAÇÃO”.
6. A partir da leitura dos Salmos, do texto de Teilhard de Chardin (http://ecologiaefe.blogspot.com/2009/04/espiritualidade-ecologica-teilhard-de.html), das nossas aulas e de suas descobertas, caracterize os elementos básicos da espiritualidade ecológica cristã.
7. Explique em que consiste a “COP 15” em Copenhage e a importância deste evento para o futuro do nosso planeta. Em que os cristãos (individualmente e em grupo) e as Igrejas podem contribuir no processo de preparação, realização e divulgação da COP 15?
8. O que o curso acrescentou na sua vida pessoal e na sua atuação pastoral?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário