terça-feira, 3 de novembro de 2009

Ações e atitudes sustentáveis no dia- a- dia

Assista o programa Biosfera, um vídeo vencedor do 1o Prêmio Bosch / Puc-Campinas de Jornalismo, e escolha uma das ações para o seu dia-a-dia. Comece sua semana com atitude!

10 comentários:

  1. Renato Dayvid,sg - ISTA6 de novembro de 2009 às 22:38

    Este vídeo, bem como os outros da seqüência do programa, é muito
    interessante. O que chama mais a atenção neste aqui é como que todos os setores da sociedade precisam rever sua relação com o Planeta.
    E em uma perspectiva mais pessoal, o que se espera de cada cidadão no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, não são grandes feitos, mas pequenas mudanças nas ações e atitudes que sejam de fato sustentáveis.
    As reportagens nos incentivam a localizar no nosso cotidiano, gestos que nos ajudem a assumir uma nova postura enquanto habitante da casa comum.

    ResponderExcluir
  2. Cada vez mais podemos acompanhar através da midia iniciativas sustentáveis que beneficiam tanto ao ser humano como o cuidado de casa comum: a Terra, este video de "Biosfera" é um bom exemplo disso. Neste sentido, gostei muito de conhecer a experiência do super mercado, porque pouco a pouco vai criando-se uma nova conciencia ecológica, valorizando o consumo de produtos orgânico, a reciclagem, o comércio justo e o consumo conciente dos produtos.

    ResponderExcluir
  3. A sustentabilidade é pouco exigida pelos consumidores. Realmente estamos cada vez mais desafiados com tantos materiais descartáveis.Esse exemplo do supermercado é maravilhoso, um sonho para ser vivido mais adiante.
    É interrassante a reportagem sobre a telha reciclada que é extremamente resistente e acaba com grande parte do desmatamento.
    Continuo acreditando que só as pequenas atitudes diárias é que fazem a diferença. Vamos por a máo na massa!

    Hélem de Oliveira - Gestáo pastoral VI

    ResponderExcluir
  4. Iniciativas que nos educam ao desenvolvimento sustentável, principalmente - consumo consciente- transmitem uma realidade possível no âmbito social, porque mobiliza e nos fazem “acordar” para a problemática do meio ambiente. São formas de ação que merecem crédito, prêmios e aplausos! Inclusive, investimento profissional em material reciclável, por arquitetos, engenheiros, governo e nós estudantes, interessados no assunto e formadores de consciência.

    ResponderExcluir
  5. Márcia L.V.Jardim -FAJE- DISSE:
    Programa Biosfera: uma grande escola ecológica.Aí se dá ecoalfabetização. O vídeo do supermercado verde, por exemplo ajuda-nos a compreener melhor o que é o desenvolvimento sustentável, a necessidade urgente de sua divulgação que conscientize a população sobre o tema.Mesmo que nesse empreendimento seu principal objetivo seja o lucro,há uma colaboração e conscientização para um mundo mais limpo.
    Nossas atitudes conscientes em prol do planeta,no dia-a-dia, faz diferença. No consumo de alimentos orgânicos nossa saúde e a do planeta agradecem.A reciclagem também é de suma importância.Garrafas pet viram carrinhos de supermercado e poltronas,suas tampinhas formam palhaços de brinquedo,pneus velhos se transformam em cadeiras, bagaços de cana em energia mais limpa,tudo o que usamos deve ser reciclado. Investir em fontes alternativas é o melhor caminho para ajudar a prologar a vida na terra.

    ResponderExcluir
  6. As mudanças climáticas, o efeito estufa, o aquecimento global e tantos outros problemas advindos do mau uso dos bens naturais demonstram que o nosso Planeta necessita urgente de atitudes responsáveis por parte do ser humano. As transformações ocorridas na natureza têm sido motivo de preocupação para muitas pessoas que pensam no futuro da humanidade e de todos os seres que fazem parte da nossa Casa Comum. Por isso tratar de desenvolvimento sustentável significa respeitar a vida, esse dom dado por Deus. A iniciativa desse supermercado com as 26 ações sustentáveis é um exemplo que pode ser seguido não só no âmbito empresarial, mas também individual. Como mostra no vídeo uma consumidora educa uma criança na separação do lixo reciclável. Além do que, possibilitou-nos refletir sobre se estamos praticando gestos concretos para a sustentabilidade do nosso Planeta. “A natureza anseia pela manifestação dos filhos de Deus”. Muita coisa precisa ser feita, não podemos cruzar os braços. Todos saem ganhando se todos se comprometerem com o desenvolvimento sustentável

    ResponderExcluir
  7. Anônimo do comentário acima sobre o vídeo BIOSFERA: Maria Clevaniz - FAJE

    ResponderExcluir
  8. A importânicia que o video dá as práticas cotidianas de reciclagem é muito interessante. Penso que o caminho é por aí, começar a trabalhar pela base da sociedade e não só pensar em revoluções ecológicas de grande repercussão. Não há dúvidas, também, que o reaproveitamento dos resíduos o x da questão, pois, não se muda uma ideologia sem mudança cultural e social.

    ResponderExcluir
  9. obrigado plas dicas e mt bom esse video

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Coloque aqui seu comentário