segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Garota de Fiji chora por acordo climático com a presidente da COP

Leah Wickham, uma garota de 24 anos, entrou no auditório da imprensa, no momento em que acontecia uma coletiva de imprensa com o secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Yvo de Boer, e a presidente da COP15, Connie Hedegaard para chamar a atenção.

Não para si mesma, mas para a ameaça que seu país, as Ilhas Fiji, e outros tantos arquipélagos no mundo estão sofrendo por conta das mudanças climáticas. A estudante é voluntária do Greenpeace desde 2006 e resolveu se envolver com a causa ao perceber que seu lar poderia desaparecer nos próximos anos se nada for feito para conter o aumento de temperatura no planeta e, consequentemente, o aumento do nível do mar. Para ela, isso significaria o fim de um povo, de uma cultura e de uma identidade.

Atrás de Leah, entraram, no auditório, outros 14 jovens, de vários lugares do mundo, segurando caixas que representavam o número 10 milhões – quantidade de assinaturas que a Campanha TckTckTck coletou nos últimos meses. O abaixo assinado gigante pressiona os líderes políticos a assinarem um acordo em Copenhague que tenha força de lei e garanta que os países cumpram o compromisso de reduzir emissões de carbono e ajudar os países menos desenvolvidos a se adaptarem aos efeitos das mudanças climáticas que já se tornaram inevitáveis.

Em frente a De Boer, Hedegaard e uma multidão de jornalistas, Leah chorou ao contar sobre seu povo. E não só provocou lágrimas em quem presenciou a cena, como arrancou do secretário da UNFCCC a seguinte promessa: “Só lhe peço um pouco mais de paciência, duas semanas de conversa. Depois disso, prometo que partiremos para a ação”.

A presidente da COP15 ainda acrescentou que o depoimento da jovem e as assinaturas são mais um exemplo de que a pressão pública pode interferir e muito no resultado das negociações e que há conseqüências climáticas que não podemos aceitar.

Procurada por diversos fotógrafos e jornalistas, Leah se tornou uma das celebridades da COP15 e deu várias entrevistas em esquema de coletiva de imprensa. Confira no vídeo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui seu comentário