quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Qual a sua sugestão para a COP-15?

Em dezembro, os países-membro da UNFCCC – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vão se reunir em Copenhague (Dinamarca) e tentar chegar a um acordo climático global.
Trata-se da COP-15 – a 15ª Conferência das Partes, da ONU - , na qual serão definidos:
1. um consenso sobre o aumento da temperatura do planeta e a concentração de gases de efeito estufa a que estamos dispostos a chegar em prol do desenvolvimento;
2. a responsabilidade de cada país para a redução de emissões de carbono;
3. as medidas de adaptação aos efeitos que certamente sofreremos em função do aquecimento global;
4. a transferência de tecnologia dos países desenvolvidos para os demais para que seja feita a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas
5. a doação de recursos para fundos internacionais e a formatação de mecanismos financeiros de compensação de emissões.
Diversas ONGs e empresas já enviaram suas contribuições ao governo federal dizendo o que gostariam de ver como decisões finais em Copenhague.
E você?
Se pudesse participar desse movimento, que sugestão daria aos negociadores brasileiros para a COP-15 atingir o seu propósito de conter o aquecimento global? Deixe sua sugestão no comentário.
Fonte: Planeta Sustentável

Acompanhe neste blog tudo sobre a 15ª Conferência das Partes.

2 comentários:

  1. Penso que estas propostas são sempre bem vindas, e chegam à boa hora. No entanto, diante destas propostas, as vejo, que como sempre: os pobres estão sendo esquecidos. Veja bem são eles que mais sofrem nesta história. A eles é imposto pagar uma conta que não fizeram. Eles sempre recebem mais monóxido de carbono dos carros. A eles cabe sobreviver com o lixo que os ricos produzem. E por fim num evento tão importante como esse pouco se fala deles.

    ResponderExcluir
  2. Raimunda Nogueira – FAJE

    Faz-se necessário por parte dos líderes políticos maior adesão à causa e bem do nosso planeta. De não levar somente em conta o sistema econômico de seus países, mas um desenvolvimento social, solidário com o meio ambiente, e que não prejudicasse nossa “casa comum”.
    Com ações conscientes a natureza agradece e os seres voltam a ter uma vida mais saudável, equilibrando o nosso ecossistema.

    ResponderExcluir

Coloque aqui seu comentário